Excursão para 42ª Romaria da Terra e das Águas – Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itaguaçu da Bahia.

Entre os dias 5 a 7 de julho acontecerá a 42ª Romaria da Terra e das Águas (RTA) no Santuário de Bom Jesus da Lapa, tendo como tema: “Terra, Água e Justiça, Direitos Sagrados” e como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

A RTA é organizada pelas dioceses de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimentos Populares anualmente buscando congregar o povo para rezar aos pés do Bom Jesus e refletir e discutir as questões ligadas a vida dos povos que dependem das águas e da terra.

Tradicionalmente todos os anos as paróquias de nossa diocese se organizam para participar deste momento importante de fé e debate. Nossa paróquia também mantém essa tradição.

Por isso convidamos a todas as comunidades de nossa imensa paróquia a participar conosco deste encontro. Abaixo consta as informações de valores para nossa excursão deste ano. Organize sua comunidade, família e amigos e vamos juntos em mais uma Romaria para louvar o Bom Jesus!

Excursão para Romaria da Terra e das Águas 2019

Saída: dia 05 de julho às 4hs da manhã da Igreja Matriz
Retorno: 07 de julho após o almoço
Valor: R$290,00 (Podendo pagar parcelado em 3x)

Obs.: Esse valor cobre a despesa do ônibus, hospedagem, alimentação (Café, almoço e jantar) e Taxa de inscrição da Romaria.

No próximo domingo celebramos a Festa da Divina Misericórdia.

Neste segundo domingo da Páscoa (28 de abril), de forma muito especial, a Igreja celebra o Domingo da Misericórdia. Este domingo foi instituído por São João Paulo II por ocasião da canonização de Santa Faustina Kowalska, polonesa, que recebeu de Jesus a missão de propagar a devoção a Divina Misericórdia. O Mesmo Jesus pediu para que no domingo após a Páscoa se celebrasse sua Misericórdia.

As leituras desse domingo nos ajuda a aprofundar cada vez mais no projeto de Salvação e Misericórdia que brotam do coração de Deus pela humanidade.

É um convite a cada um de nós a nos mergulharmos no coração misericordioso do Senhor Ressuscitado, nos deixando tocar pelo sangue e água que jorram do seu coração. É momento de ser gratos a Deus por tudo que Ele tem realizado por nós através da cruz de Cristo. Participemos com muita fé e devoção da Santa Missa neste dia em nossas comunidades e paróquias mergulhando na experiência do Amor Misericordioso de Jesus por nós.

“Ó Sangue e Água que jorrastes do coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, Eu confio em vós!”

JESUS EU CONFIO EM VÓS!

Feijoada Beneficente em prol do Lar de idosos Recanto São Francisco acontece neste domingo.

Feijoada na chácara Fazendinha dos Freis em São Paulo – SP

Neste dia 28 de abril (domingo) será realizada na Chácara Fazendinha dos Freis no Bairro Jardim Sabiá em São Paulo uma deliciosa e tradicional feijoada em benefício das obras do Lar do Idoso Recanto São Francisco que funciona no mesmo local. Para você que está em São Paulo e está procurando alguma programação legal, está ai uma sugestão. A chácara onde acontecerá o evento conta com área verde, campos de futebol, volei, trilhas no bosque, piscina acessível até as 15hs, estacionamento, além de dar a possibilidade de conhecer e conviver com nossos idosos e idosas. Além da diversão e da boa culinária você ainda ajuda a manter as obras e a alegria de nossos idosos.

Traga sua família e participe conosco! Nos ajude também divulgando!

Obs.: Valores e horários constam na imagem ilustrativa.

Local: Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 3445. Jardim Sabiá. CEP: 04858-570. São Paulo SP (Zona Sul). Telefone: (11)5938-1819

Cristo Ressuscitou!

Caríssimos e amados irmãos em Cristo, Paz e Bem! Queremos desejar a todos e todas, amigos e amigas de nossa Fraternidade as bençãos abundantes do Cristo Ressuscitado! Celebrar a vitória de Jesus sobre a morte e sobre o pecado é celebrar a vida que Deus nos oferece. É tomar posse da salvação ofertada por Nosso Senhor. Sejamos propagadores da luz que irradia do coração Misericordioso do Senhor e que possamos ser cada vez mais, instrumentos da consolação e da misericórdia na vida dos irmãos que agonizam em nosso mundo e em nosso tempo.

Vivamos bem esse tempo pascal aprendendo cada vez mais com o Mestre Ressuscitado nos momentos celebrativos e levando o que aprendemos ao mundo para que cada vez mais corações o conheça, o ame e reconheça nEle a fonte de toda vida e de todo Amor.

A todos e a todas uma Feliz e Santa Páscoa!

Ingresso no Noviciado de Frei Antônio Inácio

No dia 20 de abril, Sábado Santo, ingressou no noviciado da Fraternidade nosso irmão Antônio Inácio. Ele que é natural do estado do Espírito Santo, depois de um período de convivência e adaptação ingressa no noviciado de nossa Fraternidade, onde aprofundará mais seus conhecimentos sobre o carisma e constituições da fraternidade além de estudar mais a fundo o franciscanismo entre outros assuntos. Oremos ao Cristo Jesus Ressuscitado que o ilumine nesta etapa tão importante e que Nosso Seráfico Pai São Francisco o inspire sempre mais por uma vida de pobreza e simplicidade evangélica.

Frei Antônio Inácio ao centro

Círios Pascais comemorativos dos 10 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição confeccionados pelos postulantes.

Os postulantes da Casa de Postulantado São José em Itaguaçu da Bahia confeccionaram junto com seu formador os círios pascais comemorativos dos 10 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição neste mesmo município.

Os círios foram entregues na Solene Celebração na Missa da Vigília Pascal para 12 comunidades de nossa paróquia. Esse é apenas um dos trabalhos produzidos pelos nossos postulantes que buscam conciliar a vida comunitária, formativa, de oração com a vida de trabalho.

Aos interessados por algum desses trabalhos artesanais deixe seu comentário ou envie-nos uma mensagem.

1º Ano de Falecimento de Frei Paulino do Coração de Jesus – Fundador dos Franciscanos do Getsêmani

Pe. Frei Paulino do Coração de Jesus (Fundador) à esquerda

No dia 26 de março se recordou o primeiro ano da Páscoa de nosso Pai Fundador Frei Paulino do Coração de Jesus em religião e Manoel Gregório Alves Neto, nome de batismo. Esse dia foi lembrado com momento de oração no cemitério municipal da cidade de Itaguaçu, no qual ele está sepultado e na parte da noite por Santa Missa presidida pelo Padre José Ricardo, vigário da paróquia São Francisco das Chagas em Barra.

Frei Paulino que já residia em Itaguaçu por 4 anos, era administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição nesta cidade, e já estava na diocese de Barra a nove anos, por onde passou cinco anos na cidade de Gentio do Ouro na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Desde as Santas Missões Populares de 2017 acontecida na cidade de Itaguaçu da Bahia que o mesmo já não se encontrava bem. Sua saúde fragilizada e o mesmo começou a ter em seus membros algumas feridas que, somente no ano de 2018 descobriu que era um tipo de câncer de pele. Devido sua frágil situação de saúde, foi internado no dia 20 de março de 2018, com grave infecção na região dos membros inferiores que foi se espalhando por todo o corpo. O mesmo não resistindo veio a falecer as 15hs do dia 26 de março do mesmo ano, no hospital Geral de Pedreira, na cidade de São Paulo.

Teve seu corpo transladado com a ajuda da Diocese de Barra, na pessoa de seu bispo Diocesano, Dom Frei Luiz Flávio Cappio e foi velado diante de todo o seu povo fiel e dos padres, religiosos, lideranças de nossa diocese, parentes e amigos e teve seu corpo enterrado no dia 28 de março no cemitério desta cidade. O mesmo manifestava o desejo de morrer e ser enterrado nesta cidade onde ele se doou até o seu limite.

Frei Paulino foi um exemplo de superação, doação e entrega, amando ao povo que a ele foi confiado. Seu lema de ordenação sacerdotal era “Tive compaixão deles pois eram como ovelhas sem pastor”. Até o dia antes de sua viagem, já sem forças se lançou em missão indo visitar umas das comunidades rurais distantes de nossa sede em pleno dia de seu aniversário e véspera de fazer sua última viagem a são Paulo. Quando questionado por questão de sua saúde o mesmo disse: ” Eu sei o que estou fazendo… Só Deus sabe quando aquele pobre povo terá uma missa novamente”. De fato ele foi um pastor que, mesmo com suas limitações soube cuidar do seu rebanho e era querido por ele.

Que Deus na sua infinita bondade tenha sempre frei Paulino em um bom lugar e conceda a ele as alegrias do Reino Eterno. E a nós que ficamos saudosos que nos fique seu exemplo de perseverança e fé juntamente ao seu legado espiritual.

Ingresso de Postulantes

No dia 26 do mês de março de 2019, por ocasião da celebração de um ano da Páscoa de nosso Fundador Frei Paulino do Coração de Jesus, ingressaram no Postulantado da Fraternidade os Jovens Agno Dantas (São Paulo), Thiago Simões (São Paulo) e Mateus Ferreira (Bahia). Depois um período de convivência e conhecimento da vida da Fraternidade os mesmos ingressam no Postulantado para aprofundar seus conhecimentos na vivência fraterna, vida de oração e espiritualidade franciscana no carisma do Getsêmani. Que Nosso Pai São Francisco, bem junto ao nosso Pai Fundador Frei Paulino e todos os Santos da Família Franciscana interceda pela caminhada vocacional destes jovens, para que sejam presença de fé e misericórdia na vida daqueles que o Senhor nos confiar.