Serviço de Animação Vocacional (SAV)

Por qual Caminho seguir?
Em meio a tantas mudanças e avanços tecnológicos a sociedade enfrenta uma grande crise de valores e de fé. Como ouvir a voz de Deus em meio a tantas vozes que ecoam no mundo?


É muito comum ouvirmos as pessoas mais velhas dizerem: “No meu tempo as pessoas tinham mais fé” , ou “As pessoas eram mais tementes a Deus”, ou ainda “Em meu tempo todos buscavam mais a Deus” entre outros argumentos. Mas o que mudou desde o tempo de nossos avós até os dias atuais? O que realmente nos impede de ouvir a voz de Deus e de buscá-lo como nos tempos de outrora?
O mundo passou e passa por grandes transformações em ritmo acelerado. Vivemos em um mundo que corre velozmente rumo ao desconhecido. Percebemos isso em meio a tantos avanços científicos, tecnológicos, sociais e culturais. Aqueles que não correm junto com o mundo e não se adaptam aos novos pensamentos e práticas modernas correm o sério risco de ficarem para trás e perdidos em tantas mudanças.
O mundo hoje é laico e as religiões tem tido cada vez menos espaço para opinar, para orientar seus fiéis. Passamos por tempos de verdadeira perseguição aos pensamentos religiosos e tudo o que se refere ao Sagrado e a Deus.
Valores e preceitos evangélicos são destruídos e trocados por pensamentos de falsa liberdade que levam o ser humano a um distanciamento de Deus e o deixa cada vez mais distante da verdade que realmente liberta.
O ser humano está cada vez mais só, mesmo estando mais “perto do mundo” através das redes sociais, meios de comunicações cada vez mais avançados. Vemos o grande número de pessoas que sofrem de depressão, de stress, de falta de fé em Deus e na vida. Pessoas que não tem perspectivas de futuro e “vive por viver”. Outras que não encontram alegria ou motivação nessa vida e resolve por fim a própria existência. Há aquelas também que se entrega aos vícios como forma de fugir dos sofrimentos.
O mundo hoje é como uma panela de pressão em estado de fervura, prestes a explodir. Tantos ecos e vozes ressoam por todos os lados fazendo-nos ficar alienados a certas situações ou ficar revoltados com outras. Porém tudo isso acaba abafando a voz de Deus. Grande desejo do mundo esse, o de tirar o brilho e  a majestade de Deus.
Deus fala a nós através do silêncio e da oração. Assim como ao profeta Elias, que aguardava a presença de Deus, veio, tempestades, ventanias, terremotos, fogo e em nada disso Deus estava. Mas na brisa leve e suave Deus se deixou escutar (I Reis 19,11-13). Mas como silenciar e deixar ouvir a Deus em meio a tantas ventanias, tempestades e barulhos proveniente desse mundo?
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6) nos diz Jesus, somente através dele podemos ouvir a voz de Deus e por em prática sua vontade. É necessário deixar o mundo e suas ofertas e seduções para que a Verdade se manifeste como uma luz para quem jaz nas trevas. Quando deixamos de lado as ilusões do mundo abrimos o nosso horizonte para as coisas do alto e Deus se manifesta. Diz o Senhor: “Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo” (Jo 17,14) e ainda“ Eles não são do mundo. Consagra-os na verdade: tua palavra é verdade!”
Quem foge a todos esses ecos que escravizam a alma e aliena o ser, certamente ouve a voz de Deus e a sua verdade o liberta das correntes da ignorância.
Ouçamos enquanto há tempo a voz de Deus!

Frei Danilo Bezerra dos Santos, FFG.

Entre em contato conosco e inicie seu acompanhamento!

Contatos:

Serviço de Animação Vocacional

Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 3445.
CEP: 04858-570  -  Jardim Sabiá - São Paulo - SP
Telefones: (11)5938-1819 / (11) 9 8772-2035 (Tim e Whatsapp)
e-mail: sav@franciscanosdogetsemani.org.br / savfranciscanosdogetsemani@gmail.com
FanPage: https://www.facebook.com/sav.franciscanosdogetsemani

image4

© Copyright. Fraternidade dos Irmãos Franciscanos do Getsêmani.