oReforma do Mosteiro Ecológico FranciscanooGaleria de FotosoVídeosoVoltar para Casas

Mosteiro Franciscano Nossa Senhora do Getsêmani

As origens do Mosteiro Franciscano ecológico Nossa Senhora do Getsêmani, estão ligadas a uma grande necessidade que a fraternidade dos Irmãos Franciscanos do Getsêmani passou no ano de 1997 nesta ocasião em resposta a uma circular enviada a várias instituições dentre esta a Legião de Maria do Distrito Federal, em resposta, o Professor Geraldo de Brito Freire, falou sobre a possibilidade da doação de uma área por seus familiares, em Nanuque, norte de Minas Gerais. Nosso superior entrou em contato com a pessoa indicada no caso Dr. Ivan Marques Claret Fonseca, médico e ecologista, que era  a pessoa responsável, diante dos contatos entre ele e Frei Paulino ficou definido um encontro para conhecimento. Assim em fevereiro de 1998 foi doado em cartório 12 hectares de terras para a Fraternidade. Neste local Dr. Ivan logo montou uma comissão para a construção da casa que foi por ele denominado Mosteiro Ecológico e foi acrescentado franciscano Nossa Senhora do Getsêmani. O mosteiro foi construído em tempo recorde todo ele feito em pedra granítica, em cor natural, foi uma obra concretizada graças aos esforços do grande ecologista prêmio Global 90, Dr. Ivan, que mobilizou seus amigos vizinhos e admiradores, neste  empreendimento.
        Em 2004 os frades foram morar no mosteiro, onde permaneceram até 2007 quando tiveram que retornar a casa Geral em São Paulo.
        Entre os anos de 2014 a 2016 a casa acolheu a turma de postulantado e voltou a desenvolver atividades. Sua fonte de renda vinha da confecção de artesanatos (terços, imagens, etc) e queijo caseiro.
        No momento o mesmo passa por uma reforma para ter condições de acolher mais jovens que queiram iniciar sua caminhada na vida franciscana do Getsêmani.

Veja também: image4

© Copyright. Fraternidade dos Irmãos Franciscanos do Getsêmani.